Durante o 1º bimestre letivo, realizamos uma intervenção psicossocial com todos os 7º anos, o 1º ano B e o 2º ano B, com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes e ampliar a compreensão sobre o papel individual e coletivo na construção de um ambiente escolar saudável. A ação foi conduzida pelo psicólogo escolar Gabriel Tognon e pela assistente social Jucimara Roque, e partiu da reflexão sobre dois conceitos fundamentais: o que é a escola e o que significa ser aluno.
Ao longo dos encontros, os estudantes foram convidados a refletir não apenas sobre as regras e os espaços da escola, mas sobre suas próprias expectativas em relação ao aprender e ao se relacionar. Foi aberto um espaço de escuta e expressão onde muitos puderam compartilhar sentimentos como insegurança, ansiedade e até mesmo o medo de estar na escola, medo esse muitas vezes relacionado a experiências anteriores de rejeição, fracasso ou dificuldade de adaptação.
Por meio de estratégias lúdicas e adequadas a cada faixa etária — como atividades reflexivas, dinâmicas de grupo, teatro de fantoches e espaços de livre expressão emocional — os alunos puderam se reconhecer como sujeitos ativos do processo educativo, compreender a importância de sua presença, suas atitudes e sua voz na construção do cotidiano escolar. Mais do que falar sobre normas e convivência, o foco esteve na valorização do estudante como parte essencial da vida na escola, resgatando a confiança, o acolhimento e a corresponsabilidade no cuidar do ambiente coletivo.
Acreditamos que promover o pertencimento é também cuidar da autoestima, da escuta e do vínculo — e que toda aprendizagem significativa começa quando o aluno sente que faz parte, que é importante e que está em um espaço seguro para ser quem é.
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