Projeto
sobre o Dia da Consciência Negra
“Consciência negra é o sentimento que os
negros apresentam relativamente a sua história e a sua herança cultura, o que
encoraja a luta negra contra a discriminação.”
Tema
Projeto: Consciência Negra
Nome
do Projeto: Riquíssima Cultura.
Público
Alvo: Alunos/as do Ensino Fundamental I
Diretores:
Augusto Francisco Teixeira e Ana Angélica Sampaio de Queroz
Professora
e Coordenadora do Projeto: Rosalina Ramos Lopes
Colaboradora:
Professora de Arte, Cláudia Garcia Lopes
A
ESCOLHA DO TEMA
Escolhi
trabalhar, a consciência negra, de maneira prazerosa e enfatizar os pontos
positivos do povo afro-brasileiro e sua beleza física.
Objetivo
Geral: Valorizar o ser humano e a cultura afrodescendente,
bem como seus valores, lutas, ensinamentos transmitidos a sociedade, refletir
sobre as semelhanças e diferenças de um povo. Analisar
o papel dos afro-brasileiros na sociedade e o que tem ou não mudado em relação
há décadas anteriores. Provocar sobre o papel deles no desenvolvimento do Brasil,
mostrar que o negro possui uma história de pessoa humana escravizada pelo homem
branco e seus privilégios, entender que a diferença entre culturas é fruto da
singularidade produzida pelos grupos sociais ao longo de suas histórias,
conhecer e valorizar a História dos Afrodescendentes no Brasil e a História do
Continente Africano real e não aquela revelada pelo colonizador.
Justificativa: Este projeto visa inserir aos alunos da escola João de Lima
Paes, no projeto sobre o Dia da Consciência Negra, debater e mostrar a importância
da riqueza cultural a qual estamos inseridos, a beleza dos cabelos crespos e a
cor da pele. Possibilitar reflexões, para um novo
arejar acerca das questões sobre a inserção da África e seus povos na educação
brasileira, somente dessa maneira poder-se-á combater a prática do racismo, a
partir do conhecimento da história e das culturas dos povos africanos. Cabe ao
educador desenvolver um trabalho mediador que interaja com os (as) estudantes
desde o início da escolarização por meio de uma linguagem dialógica (Paulo
Freire) que tenha significado em sua vida, oferecendo maior liberdade para que
esses se expressem e construam seu conhecimento em uma visão sócio-histórico
cultural.
Metodologia:
O
Projeto foi idealizado pela professora Rosalina e já acontece há mais de 6 anos,
tendo como apoiadores a equipe de gestão e pedagógica. A cada ano busca-se
enriquecer em detalhes a beleza que os povos afro-brasileiro compõem a cultura.
Esse ano contaremos com um desfile no dia 19 de novembro, período vespertino, com
os alunos/as afro-brasileiros/as da escola Municipal João de Lima Paes, caracterizados/as
com vestimentas que reforçam os costumes do povo afro, também durante o mês de
novembro faremos desenhos que enfatizarão os cabelos crespos e a sua beleza, assistiremos
vídeos, leremos livros, contação de história, poemas, arte, apresentação de
músicas e danças relativos à cultura negra.
Considerações finais: O projeto contribui para a reflexão acerca do reconhecimento da história da cultura afro-brasileira e africana como construção da identidade étnico-racial brasileira e também enfoca a importância do dia da consciência Negra. Estabelecendo um olhar diferenciado sobre a história do afro-brasileiro e toda a trajetória de luta, opressão e marginalização enfrentadas.