quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa



A Língua Portuguesa é, segundo Olavo Bilac, aÚltima flor do Lácio, inculta e bela, és, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura a bruta mina entre os cascalhos vela...(Poesias, 1964) e assim temos por valor a nossa língua mãe. 
Ensinar esta Língua não é tarefa fácil. O trabalho do professor com seus alunos sempre é visto como árduo, sempre atrelado a muita organização, planejamento, avaliações e reorganização do fazer a todo momento, mudando formas de ensinar para fazer com que o aluno consiga estar vinculado ao processo, usufruindo deste aprendizado na sua vida cotidiana.
Com este intuito a Escola Municipal Professor João de Lima Paes desenvolve o ensino da Língua Portuguesa pensando em seus alunos e no seu desenvolvimento intelectual, promovendo um ensino significativo e importante para a formação do caráter e personalidade do educando. O coroamento deste trabalho veio com o resultado das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição 2014, em que das quatro participações que a escola concorreu, classificou-se em primeiro lugar em três categorias, sendo elas: Poema, Memórias Literárias e Crônicas.
Os trabalhos premiados foram coordenados pela professora Maria José Zanqueta e orientados pela professora Msc. Luzia Ottersbach de Souza, na categoria Poema, com o textoAntigo Vilarejo, da aluna Maria Eduarda Rodrigues do anoA; pela professora Elizabeth da Fonseca Silva, na categoria Memórias Literárias, com o textoMeus Tempos de Escola, da aluna Maria Caroline M. Cavalcante do anoC; e pela professora Elis Regina Pereira Dias, na categoria Crônica com o textoO lado Bom da Vida, da aluna Gabrielle Rios Rodrigues do anoA.
Com este resultado estes trabalhos concorrem agora a nível estadual, com os demais textos vencedores em seus municípios.