terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Lixo é um luxo e do lixo ao luxo


















Os projetos:”LIXO É UM LUXO” e “DO LIXO AO LUXO” desenvolvidos pelas professoras Célia Dan e Lourdes Firmino Marques Antunes da sala de Recursos da Escola Professor João de Lima e executados pelo grupo de estudantes desta modalidade foi um sucesso. Tendo como foco o aproveitamento de objetos que são depositados em nossos lixões diariamente. O trabalho visou resgatar e desenvolver atitudes e valores ainda pouco valorizadas em nossa sociedade, reaproveitando objetos, diminuindo a quantidade de lixo que é depositado na natureza.
O resultado dessas atitudes é que o ser humano  estará ajudando ao meio ambiente e a si próprio.
O projeto foi trabalhado durante o ano letivo, criando uma marca para cada data comemorativa,onde fizeram a transformação de objetos recicláveis,como: garrafas, jornais, latas e restantes de madeira, culminando em participação na Mostra de Iniciativas Ambientais, na Geociências e na exposição interna que está ocorrendo no Espaço Cultural de nossa unidade escolar.
O último tema desenvolvido pelos alunos foi a decoração natalina que fizeram no pátio da escola.


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alunos dos 9ºanos visitam as Usinas Hidrelétricas de Porto Primavera e Rosana


Essa matéria tem o objetivo de divulgar o projeto Aula de Campo na Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta , projeto iniciado pela CESP." Público alvo: alunos dos anos da Escola Municipal Professor João de Lima Paes, acompanhados pelas professoras: Marileuza Zanata, Carla Varella e a coordenadora Maria Lúcia de Paula dos Santos. A visita aconteceu no dia 22 de novembro de 2012 , tendo como principal objetivo , conhecer a construção, o seu funcionamento , bem como seus impactos socioambientais.
As aventuras já iniciaram às 6h e 30 minutos, onde os alunos se encontraram à frente da escola para o tão esperado momento, no ônibus reviveram brincadeiras que realizavam na pré -escola, pois essa turma vem caminhando juntos desde lá, também houve uma grande cantoria interagindo alunos e professores .
A pesquisa de campo iniciou-se exatamente às 8h e 30, onde o guia S r .Laércio esperava por eles para conduzi-los no passeio e explicar todos os procedimentos para a produção de energia. Visitaram as comportas, o rio, além do elevador e a escadaria para peixes, isso mesmo, peixe lá, tem até elevador. Os alunos ficaram deslumbrados e descobriram que a usina Seŕgio Motta é a única da América Latina com esse sistema. Além disso, conheceram a área de reflorestamento e o que mais chamou-lhes a atenção foi descobrir que quando as árvores apresentam manchinhas verdes pelo tronco é sinal de que aquele lugar ainda não sofreu poluição.
Em seguida, os alunos partiram para a cidade de Primavera (SP), para saborear um delicioso almoço.
Depois foram conhecer a Usina Hidrelétrica de Rosana,que está localizada no rio Paranapanema, lá o guia Tomate esperava pelos alunos e recepcionou-lhes muito bem ,apresentando tudo o tem na usina
Segundo, os alunos esses são momentos que jamais esquecerão, tão pouco da escola.
Educação envolve conhecimento, interação e por que não lazer?